sábado, 9 de julho de 2016

Será a Briga da Década???

Imagem inline 1
        

      Enfim, chegamos a mais um embate fantástico. Por décadas temos convivido com embates duríssimos na área da tecnologia. Nos anos 70, nasce a IBM com força esmagadora no mercado, nocauteando todos seus adversários de forma absoluta, como se estivesse lutando com 2 categorias acima e em várias modalidades ao mesmo tempo. Liderada principalmente pela força de seus mainframes e desktop.

          Nos anos 90, surge a internet e o início do Windows, uma revolução. Computadores “burros”, já era! Entra o conceito do “Personal Computer” um luxo para época ter o seu próprio PC. A Microsoft, parecia um carro esportivo com rodas de “big foot”. Resultado, a IBM ficou para traz.

        Nesta mesma década, nasce o conceito de informação na rede, a "conectividade". Para geração “y” uma avalanche de conceitos, um “menu” de tecnologias no qual a geração “X” sofria para acompanhar. Nisto, surge um novo competidor a altura destes dois oponentes. A Google veio ganhando espaço de forma silenciosa e na sombra do Yahoo, iniciado primeiramente com a humilde oferta de entregar informações de modo fácil e democrático. Mas trouxe consigo, algo novo, relevante a geração “y”: A era da “Colaboração”. Onde quem compartilha informações traz visibilidade, e quem as recebe primeiro, possui mais poder.

           Neste período, ainda surge um ágil, forte e ganancioso oponente: a Apple. Liderada por ele, sim ele, o Sr. Steve Jobs. Aquele que participou do processo de criação do “PC” estava de volta, carregando a mobilidade, conectividade em suas mãos. Sim, agora vem a era da mobilidade. Olha só... tudo em 10 anos praticamente.

Entre as décadas de 2000 à 2010, empresas promissoras, como: HP, Motorola, Sony, Dell, foram perdendo espaço e acabaram buscando nichos mais específicos para se manterem de forma sólida.

       Antes, as empresas traziam novos conceitos. Hoje, o humano já adaptado com a rápida mudança tecnológica, espera mais do que informação. Querem conhecimento e conveniência (é a evolução natural). A geração “Z”, está sedenta por isso. Na briga... Dois oponentes, fortíssimos....

       Um mais novo, ao lado do ringue a Google, com a sua metodologia de organizar as informações mundial através do conceito de “metadados” e “motores de busca”, eles conseguem unir: informações, dados, notícias, opiniões, variáveis geográficas tudo em um local.

      Ou outro lado do ringue, um veterano de batalha que quase viu sua aposentadoria, mas como uma “fênix”, ressurge com o conceito de computação cognitiva. Sua estratégia, semelhante a de seu oponente... Resgatar tudo que é dados, informações, conhecimento, opiniões e o comportamento do ser humano.

      A semelhança entre os dois oponentes, é que há robôs processando tudo isso... Coisa de maluco, não? Sim, vamos fazer que nem eles. Evitar o nome “Robô”, porque isso assusta. Ambos, com posse de todas as informações que realizamos, conseguem gerar sistemas com algoritmos complexos que geram inteligência artificial através do comportamento das informações que geramos.
        
        A Microsoft está com as ferramentas na mão, apenas esperando sua vez para entrar no ringue. As informações estão todas no Office365, pronto para entrar em combate.
    
       O futuro? Sim, chegará o momento em que a informação não bastará. Porque estamos ficando preguiçosos e automatizados e os robôs estão ficando inteligentes.

    Os sistemas inteligentes com algoritmos sofisticados (“robôs”), possuem posse das informações e ingressam com processamentos automatizados, sempre com o objetivo de gerar conhecimento. E do conhecimento, realizará ações para conveniência dos humanos. 

Bem-vindo a era do Conhecimento e da Conveniência.


Ex1:
Informação: Preciso ir ao aeroporto.
Antes: Lista dos táxis próximo ao local.
Hoje/Futuro: Sistema que chama o táxi em sua porta.(o futuro, pode ser que não tenha motorista).

Ex2:
Informação: Preciso de um médico para consulta.
Antes: Lista de médicos disponíveis próximos de sua residência.
Hoje/Futuro: Aplicativos que analisam seu comportamento e indicadores clínicos e sugere a melhor maneira para que você não fique doente. 

Att, 
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

Pacheco