domingo, 31 de julho de 2011

"Olá muito prazer. Meu nome é Service Desk e estou aqui para lhe ajudar em sua carreira."

Olá todos!!

Você,
Possui interesse em ingressar no mundo da TI?
Está cursando o superior na área de informática, mas não sabe por onde começar no mercado?
Quer iniciar em um mercado onde exerça diversas habilidades de comunicação, de negócio e técnica?

Não saia deste texto até finalizá-lo. Mas por quê?

Explico:

Permita lhe apresentar o Service Desk.
Segundo o HDI hoje o service desk é a segunda área que mais emprega nos EUA, contando com mais 2 milhões de analistas. O que mais chama atenção deste setor para os iniciantes de TI, é a condição que este setor pode lhe oferecer para o crescimento de sua carreira. Apoiado em dois pilares básicos(Soft Skill e Hard Skill), se bem coordenado e orientado estes pilares podem lhe conceder base sólida para seguir adiante.

O que corresponde Hard Skill:

            Desenvolve habilidades técnicas em TI, como acessos remotos, conhecimentos em estrutura de rede, raciocínio lógico, visão de aplicativos e aplicações Web, não podendo esquecer do principal: O conhecimento em sistemas operacionais é muito exigido e desenvolvido neste setor.

E Soft Skill, o que é?

Bom, estas habilidades corresponde aspectos comportamentais basicamente. Iniciando nas técnicas de comunicação como escutar, modulação de sua voz, expressar-se corretamente utilizando de um português simples e claro. Desenvolvendo também habilidades como o auto-policiamento de priorização das atividades, tempo de execução e improdutividade. E aspectos um pouco mais nobres, como por exemplo a escrita formal ou até mesmo o modo de se vestir.


Você pode até pensar que este começo pode ser difícil, pois este setor basicamente recebe problemas e falhas por parte do usuários, dia-dia e em hora-hora(esta é a parte chata). Mas exatamente, por isso que os gestores de outros setores como: programação, engenharia de infra-estrutura, processos e qualidade, buscam  profissionais de suporte em service desk.

O profissional de service desk, se bem orientado e focado, com certeza terá uma base sólida para projetar sua carreira. Mas não posso deixar um aviso claro: “Não pare de se capacitar!!!“
Segundo o site (http://www.computerworld.com.au/article/174706/help_desk_helps_start_it_careers/?fp=2&fpid=1), você pode programar sua carreira para ser um coordenador ou até mesmo um gerente de Service Desk, nesta matéria aponta que a média de remuneração de um gerente nos USA pode chegar em 84 000 U$, realizando a conversão em reais e por mês, seria algo em torno de 5 000 para a média. Mas segundo a pesquisa(http://www1.salary.com/Help-Desk-Manager-Salary.html), dependendo da experiência e certificações pode se chegar em torno de 109 400 U$, algo em torno de 6 700 R$ Mês.


Bom independente da remuneração. Vale a pena estudar e se capacitar.
“Se deseja ser um profissional diferenciado, faça algo diferenciado.”

Pacheco